Museu da Justiça promove palestra sobre evolução com o químico Marcos Eberlin

17/06/2024

No mês em que se comemora o Dia Mundial do meio ambiente (5/6), o Museu da Justiça promove a palestra “Evolução e Design Inteligente: o embate científico do século”, com o químico Marcos Eberlin, um dos cientistas brasileiros de maior reconhecimento internacional.

O encontro virtual, por meio da plataforma Teams, no dia 21 de junho, às 17h, é parte da 29ª edição do programa Humanitas – Ciclos de Diálogos Interdisciplinares do Museu da Justiça, que tem o objetivo de fomentar a cultura humanística, filosófica, científica e artística.

O palestrante

Marcos Eberlin tratará de duas das mais discutidas teorias acerca do surgimento da vida. Ele fará uma avaliação sobre o que a ciência de fato sabe sobre o Big Bang e debaterá a teoria de que fomos feitos por um designer inteligentíssimo, como relata em seu livro “Fomos planejados”.

Além dessa obra, ele escreveu “Antevidência” e mais de 150 artigos, publicados nos mais renomados periódicos científicos. Eberlin é doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); fundador do Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massa; e professor, por mais de 20 anos, do Instituto de Química da mesma instituição universitária. O professor Eberlin foi o primeiro cientista sul-americano a receber a medalha J. J. Thomson, conferida bianualmente pela Fundação Internacional de Espectrometria de Massa, da qual é ex-presidente. O químico também foi relacionado na Power List 2020, que elegeu os sessenta químicos analíticos mais influentes do mundo.

Coordenação e mediação

O evento conta com a coordenação e a mediação de Wanderlei Lemos, poeta, crítico literário, doutor em Literatura Comparada e mestre em Literatura Brasileira pela UERJ, e integrante do corpo de instrutores da ESAJ; e Ricardo Vieira Lima, poeta, crítico literário, jornalista, doutor em Literatura Brasileira pela UFRJ e editor-assistente da revista Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea (UFRJ).

Ao final da palestra, o pesquisador será entrevistado por Wanderlei Lemos. Em seguida, o público poderá conversar com o palestrante. Para participar, basta entrar no link disponível na página da programação cultural de junho do site do Museu da Justiça no dia do evento.


Departamento de Comunicação Interna